quarta-feira, 30 de março de 2011

PROFESSOR E ALUNOS DA UFCG CAMPUS DE POMBAL PARTICIPAM DE EVENTO SOBRE HIGIENE DE ALIMENTOS EM SALVADOR


De 26 a 29 de abril de 2011, no Bahia Othon Palace, em Salvador-BA, realizar-se-á o V Congresso Latino Americano e XI Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, o III Encontro do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal e agregamos a esta edição um grande e novo evento que será o “I Encontro Nacional de Vigilância de Zoonoses e Agravos Causados por Animais de Interesse à Saúde Pública”, visando contribuir para os avanços dos conhecimentos técnicos e para a gestão da Vigilância das Zoonoses. 

Este encontro oportunizará aos participantes conhecer e apropriar-se, em diversas mesas redondas, dos temas mais presentes das zoonoses e participar de discussões em painéis que apresentarão as propostas para a reestruturação da vigilância desses agravos.

Serão discutidos os seguintes temas: desafios à eliminação da raiva; zoonoses vetoriais; zoonoses causadas por roedores; enfermidades zoonóticas de origem alimentar; ações estratégicas; e, gestão da vigilância das doenças e agravos causados por animais de interesse à saúde pública.
Nesta edição teremos como tema central “O alimento nas próximas décadas: produzir sem agredir”. Nota-se entre os pesquisadores da área de alimentos uma crescente preocupação com essa situação, com busca de processos, ingredientes e sistemas de produção para tornar os produtos mais saudáveis aos consumidores e menos agressivos ao meio ambiente. 


Conferências, debates, painéis, experiências bem sucedidas e cursos pré-congressos, somados a palestrantes de alto nível e de renome nacional e também de outros países irão apresentar os temas para debate, além da oportunidade para apresentação de trabalhos científicos que serão apresentados na forma de pôsteres, acessíveis, ainda, em Edição Especial da Revista Higiene Alimentar em forma de resumo expandido, constituem nosso programa científico, que será dedicado aos diferentes profissionais que dão aos eventos seu caráter multidisciplinar.


O ALIMENTO NAS PRÓXIMAS DÉCADAS: PRODUZIR SEM AGREDIR

Acumulam-se os trabalhos sobre a questão da segurança alimentar, em todas as vertentes, desde a questão da produção “limpa” dos alimentos, até o seu consumo equilibrado e livre de ingredientes nocivos. Esse é o desafio que parece se cristalizar para o futuro: o homem procurará, cada vez mais, não só produtos nutritivos mas, sobretudo, saudáveis, que promovam sua saúde e estejam livres não somente de agentes patogênicos, mas que não agridam o meio ambiente, sejam socialmente justos e estejam em perfeito equilíbrio com o mundo globalizado que habita.
 
Assim, o cerne da questão não é mais a discussão sobre a necessidade de se reformular alguns processos de fabricação dos alimentos, a fim de tornar os produtos mais saudáveis aos consumidores e menos agressivos ao meio ambiente. Não, o que deve ser agora discutido, e urgentemente, é a forma pela qual se atingirá tal objetivo, ou seja, como solucionar as dezenas de variáveis que atuam sobre os processos, de modo a mantê-los, a um tempo, produtivos economicamente, seguros sanitariamente e inócuos ambientalmente.
     
Nessa linha, entende-se que o futuro da alimentação estará calcada, irremediavelmente, em qualidade, segurança, sustentabilidade, certificação, em todos os aspectos, econômicos, sociais, políticos. Portanto, definitivamente comprovada é a interação irremediável entre a cadeia de produção dos alimentos, a sanidade do meio ambiente e a saúde do consumidor. Porém, o que não se esperava ocorrer com tanta intensidade e com tanta rapidez era que dessa interação resultasse um sério comprometimento para a saúde do ambiente e do consumidor. Na verdade, reações a esta situação já são observadas em variadas fronteiras: a produção crescente de alimentos orgânicos certificados, a fim de se evitar o uso exagerado de química nos alimentos; a utilização mais racional da água; a adoção crescente de ingredientes funcionais nos alimentos; a pesquisa de novos processos e formulações industriais que tornem os alimentos mais saudáveis; a integração dos organismos de fiscalização sanitária dos alimentos, tanto em nível nacional quanto internacional; a adoção de práticas agrícolas e pecuárias rigorosas em termos sanitários; a tentativa de se garantir o desenvolvimento sustentável do sistema produtivo de alimentos, e assim por diante. Não obstante, urge que tais reações sejam mais rápidas e efetivas, sob pena de se perder de vez a corrida para salvar a saúde do planeta e da humanidade. (José César Panetta)
 
A professora Alfredina dos Santos, coordenadora do Laboratório de Microbiologia irá participar deste evento a acompanhará 12 alunos, os quais irão participar na condição de apresentadores de trabalhos científicos.
Todos os trabalhos foram realizados no laboratório de Microbiologia de Alimentos, e esses enfocam principalmente a qualidade dos alimentos industrializados e comercializados na nossa cidade.

Contamos com o apoio da PRAC da UFCG, do Banco do Nordeste e da Prefeitura Municipal de Pombal.

2 comentários:

  1. Parabéns Professora! Suas atitudes só incentivam nossos alunos a buscarem cada vez mais! Sucesso

    ResponderExcluir
  2. Obrigada professor. Nossos alunos são merecedores de todos os esforços, eles retribuem com muito trabalho e união.

    ResponderExcluir