terça-feira, 22 de março de 2011

DIA 26 DE MARÇO - A WWF PROMOVE "A HORA DO PLANETA"


A Hora do Planeta “Dia 26 março todos vão desligar suas luzes e acender velas”

Earth Hour – Hora do Planeta -  é uma iniciativa global da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas.

Em um período de 60 minutos do último sábado de março de cada ano -  este ano no dia 26 de março -   pessoas, empresas, comunidades e governo são convidados a apagar suas luzes  para demonstrar sua preocupação e  seu apoio ao combate ao aquecimento global.
A Hora do Planeta respeita os diferentes fusos horários do mundo, ou seja, sempre acontece a partir das 20h30 conforme o horário de cada local. Por isso  o primeiro lugar do mundo a aderir ao movimento deve ser a  Nova Zelândia.
Realizado pela primeira vez na Austrália, em 2007 - quando dois milhões de pessoas desligaram suas luzes durante uma hora – A Hora do Planeta deve mobilizar este ano milhares de cidades no mundo todo.
Centenas de ícones turísticos  serão  apagados, entre os quais a Golden Gate e o Empire State Building, nos EUA, a Cidade Proibida, em Pequim, a Torre Eiffel, em Paris, a Torre de Pisa, na Itália,  a catedral de Helsinki, o Palácio de Buckingham, em Londres, o Portão de Brandemburgo, em Berlim  e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
Para o  turismólogo Carlos Augusto Alves, presidente da Federação Brasileira de Albergues da Juventude, a campanha  “ao mesmo tempo em que é uma advertência é também uma luz de esperança”,  e complementa: "as mudanças climáticas são uma realidade  dramática que não temos como encobrir. As soluções dependem exclusivamente de cada cidadão e  movimentos como este, com certeza são alertas para lembrar que se não for feito alguma coisa, as conseqüências podem ser irreversíveis”.
60 + Hora do Planeta – Recicle-se

A  principal novidade da Hora do Planeta 2011 apresentada pela Rede WWF  é a plataforma de mobilização  ” 60+”. Trata-se de uma ferramenta para reunir iniciativas de  pessoas de todo o planeta para mostrar que é possível enfrentar a ameaça do aquecimento global por meio de ações coletivas.
A proposta da plataforma  “60 +” é envolver pessoas em ações concretas que levem à mudança de hábitos cotidianos. No Brasil, o tema  tratado inicialmente será a reciclagem.  A idéia é esclarecer e influenciar os brasileiros sobre a importância da separação e reciclagem de resíduos sólidos, envolvendo governos, empresas e cidadãos.
A plataforma www.earthhour.org/beyondthehour   funcionará em português e em mais dez idiomas, sendo futuramente integrada ao site da Hora do Planeta no Brasil  www.horadoplaneta.org.br/  .
Por meio das redes sociais, como Twitter, Facebook e Orkut, os usuários ao redor do mundo - sejam indivíduos, governos ou organizações - poderão compartilhar suas ações, seguir exemplos de comprometimento e inspirar outras pessoas para a ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário