sábado, 13 de agosto de 2011

15º CONGRESSO BRASILEIRO DE ARBORIZAÇÃO URBANA E 1º CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE ARBORIZAÇÃO URBANA



PRAZO PARA ENVIO DE TRABALHOS ATÉ 31 DE AGOSTO DE 2011.


Criada em 1992, na cidade de Vitória, Espírito Santo, a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU, sem fins lucrativos, busca fazer avançar a arboricultura brasileira através do desenvolvimento da ciência e tecnologia, da profissionalização da atividade e da conscientização pública.
A SBAU realiza anualmente o Congresso Brasileiro de Arborização Urbana. Este ano a edição do congresso ocorrerá paralela ao Ibero-americano , (15° Congresso Brasileiro de Arborização Urbana – 15° CBAU e o 1° Congresso Ibero-americano de Arborização Urbana – 1° CIAU). Acontecerá de 06 a 11 de novembro em Recife, Pernambuco, no qual espera-se reunir 800 participantes.
A Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU, a International Society of Arboriculture - ISA e a Prefeitura da Cidade do Recife por meio da Secretaria de Meio Ambiente estão à frente na promoção e realização desse congresso internacional.
Esse grande evento em Recife faz remeter a acontecimentos históricos que não poderiam deixar de ser lembrados. Estudos sobre o Paisagismo no Brasil apontam o estado de Pernambuco com referências marcantes, especialmente, em Recife. Blossfeld (1983) afirma que a mais antiga manifestação do paisagismo no Brasil ocorreu na primeira metade do século XVII em Pernambuco; os estudos de Mesquita (1998) indicam que nesse mesmo período o Recife foi, provavelmente, o primeiro núcleo urbano a dispor de arborização de rua no continente americano, tudo por iniciativa do Conde João Maurício de Nassau, durante o período holandês. Recife tem um patrimônio histórico paisagístico magnífico, além da mais antiga arborização projetada no Brasil. Além disso, aqui, registra-se também a passagem do paisagista Roberto Burle Marx e suas obras extraordinárias. E esta cidade abriga, ainda, os ares desse passado.
Este ano será muito importante para o patrimônio arbóreo de nosso planeta. A Assembleia Geral das Nações Unidas, representada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) elegeu 2011 como o Ano Internacional das Florestas, no qual irá transmitir ideias e fomentar diversas ações em favor das florestas.
O 15° CBAU & 1° CIAU com foco direcionado na “Responsabilidade Pública e Qualidade Ambiental”, abraçam o Ano Internacional das Florestas incluindo-o na temática da programação do evento. Contando com a experiência de renomados palestrantes brasileiros e internacionais, esse Congresso Internacional será o maior fórum para discussões e soluções no cenário do paisagismo das cidades, em especial da arboricultura, voltado às práticas adequadas, à arborização e as florestas urbanas. As questões ambientais abordadas estarão associadas a biomas e ecossistemas cujas buscas das relações ecológicas favoreçam o equilíbrio biológico, imprescindíveis ao bem-estar humano.
Aproveitamos para convidar todos os interessados, notadamente, os colegas de países ibero-americanos para participarem dos estudos e discussões de um tema sem fronteiras, Arboricultura.
É certo que, o compromisso com a responsabilidade ambiental de instituições/empresas de consciência ecológica definida eclode a cada dia e cada vez mais. Nesse sentimento e pela necessidade de viabilizar o 15º CBAU e 1º CIAU, conclamamos todos como parceiros, engajando-se no processo de apoio/patrocínio desse grande evento internacional, que, sem dúvida, será um marco para a Arboricultura Brasileira.
Os interessados em apresentar trabalhos durante o 15º Congresso Brasileiro de Arborização Urbana e 1º Congresso Ibero-americano de Arborização Urbana deverão enviar seus trabalhos até o dia 31 de agosto de 2011. Os trabalhos deverão seguir as orientações do modelo de resumo expandido acima.
Os trabalhos deverão ser enviados pelo site do evento, através da área reservada (item abaixo do menu). Os trabalhos enviados sem os comprovantes de inscrição e de pagamento não serão analisados. Cada inscrição dará direito ao envio de até 2 trabalhos. Pelo menos um dos autores do trabalho deverá estar inscrito no 15º Congresso Brasileiro de Arborização Urbana e 1º Congresso Ibero-americano de Arborização Urbana.
Os trabalhos deverão se enquadrar em uma das áreas de conhecimentos abaixo: » Ecologia Urbana» Paisagismo Urbano» Planejamento e Gestão Urbana
» Silvicultura Urbana
A Comissão Organizadora do 15º Congresso Brasileiro de Arborização Urbana e 1º Congresso Ibero-americano de Arborização Urbana enviará por e-mail a confirmação automática do recebimento da mensagem enviada. Posteriormente, será enviada a confirmação da inscrição, da submissão do trabalho e do recebimento de comprovante de pagamento. Todos os trabalhos serão analisados e julgados pelo Comitê Científico do evento.
Os trabalhos inscritos deverão ser originais e inéditos. Trabalhos já publicados em outros meios de comunicação não serão aceitos. Para efeito do disposto neste item, consideram-se originais e inéditos os trabalhos que não constituam adaptações e resumos de outros trabalhos e, se estrangeiros, de suas traduções, e que não tenham sido publicados ou apresentados em congressos e certames afins, nem submetidos a concursos.
O idioma oficial dos trabalhos a serem apresentados no 15º Congresso Brasileiro de Arborização Urbana e 1º Congresso Ibero-americano de Arborização Urbana é o português.

NORMAS PARA ENVIO DE RESUMOS EXPANDIDOS A SEREM APRESENTADOS NA SEÇÃO DE POSTERS
Primeiro Autor¹, Segundo Autor² e Terceiro Autor³Autores (nome e sobrenome) (no máximo 06 aut).
Instituição, endereço e e-mail do autor que irá apresentar o trabalho ou para quem a correspondência deve ser enviada.
Palavras-chave: 3 a 4 palavras-chave separadas por vírgulas.
Introdução: Visão geral sobre o assunto com definição dos objetivos do trabalho, indicando a relevância da pesquisa. O resumo expandido deverá ter três páginas. Deste total, pelo menos duas páginas devem ser dedicadas para o texto. As ilustrações (gráficos e figuras) podem ser na última página (terceira página) ou se preferir dentro do texto. Os trabalhos serão revisados pela Comissão Científica do evento, podendo ser aprovados ou rejeitados. Os trabalhos aprovados serão publicados, eletronicamente, nos Anais do evento.
Metodologia (ou Material e Métodos): O resumo expandido deve ser submetido como um arquivo que será enviado eletronicamente, através do site do evento. O resumo deve estar formatado segundo este documento modelo, como um arquivo do Microsoft ® Word (Salvar como Documento do Word 97-2003 - .DOC). A fonte do texto éarial 11, margens 2,5 cm (superior, inferior, direita e esquerda) e espaçamento 1,5 entre linhas e 0 pt (antes e depois). O trabalho deve conter uma Introdução (incluindo objetivos)Material e Métodos, Resultados, Discussão (Resultados e Discussão podem estar reunidos), Conclusão, Agradecimentos (opcional) e Referências. Na lista de autores, sublinhe o apresentador do trabalho e não abrevie o nome dos autores (nome seguido do sobrenome). As filiações deverão ser citadas logo abaixo dos nomes dos autores. Os nomes científicos, incluindo os gêneros e categorias infragenéricas, devem estar em itálico. Siglas e abreviaturas, quando usadas pela primeira vez, devem ser precedidas do seu significado por extenso, como no exemplo: Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU).
Resultados e Discussão: Os resultados deverão ser discutidos, preferencialmente, fazendo referência a medidas e cálculos estatísticos aplicados. Figuras, gráficos e tabelas devem ser posicionadas na última página, após as Referências, ou dentro do texto, se preferir. Recomenda-se a inserção de figuras no formato JPG. Figuras coloridas serão permitidas. Todas as figuras deverão ter resolução máxima de 300 pontos por polegada. Recomenda-se a criação de uma única estampa, contendo várias figuras reunidas, numa largura máxima de 17 centímetros. As legendas devem ser posicionadas abaixo das figuras. Título de tabelas deve estar acima das mesmas. Sempre verifique que as figuras e tabelas estejam citadas no texto. Use “Figura”, seguido do número da figura, (ambos em negrito) no início da legenda e no texto (Figura 1, por exemplo; não abrevie). Se a figura é composta de várias outras menores, inclua “A” e “B” para distingui-las, no canto inferior esquerdo de cada, colocando na legenda Fig. 1A, Fig. 1B e assim por diante. Não abrevie “Tabela” nas legendas. Tabelas são numeradas com números arábicos (Tabela 1, por exemplo).
Use fonte 9 ou 10 na tabela e gráficos. Para citações de autores no texto, siga os seguintes exemplos: Johnston (1989), Paiva e Gonçalves (2004) e Lira Filho et al. (2009) ou (SOUZA; BARCELOS, 2005). Nas Referências, os autores devem ser citados em ordem alfabética. Todos os autores devem ser citados; não use “et al.”, a menos que haja seis autores ou mais. Use vírgula e espaço antes das iniciais dos nomes dos autores. Citações de páginas encontradas na Internet são permitidas e devem seguir o exemplo abaixo (no item “referências”). Usar fonte arial 10 para o item referências.
Conclusões: a conclusão do trabalho poderá ser apresentada em item específico ou no final dos Resultados e Discussão. Deverá responder ao objetivo do trabalho explicitado na seção Introdução. Agradecimentos. Item não obrigatório, onde os autores poderão agradecer as instituições de financiamento e fomento, colaboradores, entre outras.
Referências:
FARIA, J. L. G; MONTEIRO, E.A; FISCH, S. T. V. Arborização de vias públicas no município de Jacareí – SP. Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Piracicaba, v.2, n.4, p.20-33, 2007.JOHNSTON, M. Community forestry: a sociological approach to urban forestry. Arboricultural Journal. v.9, p.121-126, 1985. LIRA FILHO, J.A.; FONSECA, C.M.B.; ALVES, P.S.; LACERDA, R.M.A. Experiência piloto em arborização participativa em duas cidades de pequeno porte do semi-árido brasileiro. Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, v.4, n.2, p.26-46, 2009.LORENZI, H.; SOUZA, H. M.; TORRES, M. A.V; BACHER, L. B. Árvores exóticas no Brasil: madeireiras, ornamentais e aromáticas. São Paulo: Nova Odessa, 2003. 368 p.PAIVA, H.N.; GONÇALVES, W. Árvores para o ambiente urbano. Viçosa, MG: Aprenda Fácil Editora, 2004. 180 p.
POLÍTICA. In: DICIONÁRIO da língua portuguesa. Lisboa: Priberam Informática, 1998. Disponível em: . Acesso em: 8 mar. 1999.

Um comentário: