quarta-feira, 30 de março de 2011

PROFESSOR E ALUNOS DA UFCG CAMPUS DE POMBAL PARTICIPAM DE EVENTO SOBRE HIGIENE DE ALIMENTOS EM SALVADOR


De 26 a 29 de abril de 2011, no Bahia Othon Palace, em Salvador-BA, realizar-se-á o V Congresso Latino Americano e XI Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, o III Encontro do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal e agregamos a esta edição um grande e novo evento que será o “I Encontro Nacional de Vigilância de Zoonoses e Agravos Causados por Animais de Interesse à Saúde Pública”, visando contribuir para os avanços dos conhecimentos técnicos e para a gestão da Vigilância das Zoonoses. 

Este encontro oportunizará aos participantes conhecer e apropriar-se, em diversas mesas redondas, dos temas mais presentes das zoonoses e participar de discussões em painéis que apresentarão as propostas para a reestruturação da vigilância desses agravos.

Serão discutidos os seguintes temas: desafios à eliminação da raiva; zoonoses vetoriais; zoonoses causadas por roedores; enfermidades zoonóticas de origem alimentar; ações estratégicas; e, gestão da vigilância das doenças e agravos causados por animais de interesse à saúde pública.
Nesta edição teremos como tema central “O alimento nas próximas décadas: produzir sem agredir”. Nota-se entre os pesquisadores da área de alimentos uma crescente preocupação com essa situação, com busca de processos, ingredientes e sistemas de produção para tornar os produtos mais saudáveis aos consumidores e menos agressivos ao meio ambiente. 


Conferências, debates, painéis, experiências bem sucedidas e cursos pré-congressos, somados a palestrantes de alto nível e de renome nacional e também de outros países irão apresentar os temas para debate, além da oportunidade para apresentação de trabalhos científicos que serão apresentados na forma de pôsteres, acessíveis, ainda, em Edição Especial da Revista Higiene Alimentar em forma de resumo expandido, constituem nosso programa científico, que será dedicado aos diferentes profissionais que dão aos eventos seu caráter multidisciplinar.


O ALIMENTO NAS PRÓXIMAS DÉCADAS: PRODUZIR SEM AGREDIR

Acumulam-se os trabalhos sobre a questão da segurança alimentar, em todas as vertentes, desde a questão da produção “limpa” dos alimentos, até o seu consumo equilibrado e livre de ingredientes nocivos. Esse é o desafio que parece se cristalizar para o futuro: o homem procurará, cada vez mais, não só produtos nutritivos mas, sobretudo, saudáveis, que promovam sua saúde e estejam livres não somente de agentes patogênicos, mas que não agridam o meio ambiente, sejam socialmente justos e estejam em perfeito equilíbrio com o mundo globalizado que habita.
 
Assim, o cerne da questão não é mais a discussão sobre a necessidade de se reformular alguns processos de fabricação dos alimentos, a fim de tornar os produtos mais saudáveis aos consumidores e menos agressivos ao meio ambiente. Não, o que deve ser agora discutido, e urgentemente, é a forma pela qual se atingirá tal objetivo, ou seja, como solucionar as dezenas de variáveis que atuam sobre os processos, de modo a mantê-los, a um tempo, produtivos economicamente, seguros sanitariamente e inócuos ambientalmente.
     
Nessa linha, entende-se que o futuro da alimentação estará calcada, irremediavelmente, em qualidade, segurança, sustentabilidade, certificação, em todos os aspectos, econômicos, sociais, políticos. Portanto, definitivamente comprovada é a interação irremediável entre a cadeia de produção dos alimentos, a sanidade do meio ambiente e a saúde do consumidor. Porém, o que não se esperava ocorrer com tanta intensidade e com tanta rapidez era que dessa interação resultasse um sério comprometimento para a saúde do ambiente e do consumidor. Na verdade, reações a esta situação já são observadas em variadas fronteiras: a produção crescente de alimentos orgânicos certificados, a fim de se evitar o uso exagerado de química nos alimentos; a utilização mais racional da água; a adoção crescente de ingredientes funcionais nos alimentos; a pesquisa de novos processos e formulações industriais que tornem os alimentos mais saudáveis; a integração dos organismos de fiscalização sanitária dos alimentos, tanto em nível nacional quanto internacional; a adoção de práticas agrícolas e pecuárias rigorosas em termos sanitários; a tentativa de se garantir o desenvolvimento sustentável do sistema produtivo de alimentos, e assim por diante. Não obstante, urge que tais reações sejam mais rápidas e efetivas, sob pena de se perder de vez a corrida para salvar a saúde do planeta e da humanidade. (José César Panetta)
 
A professora Alfredina dos Santos, coordenadora do Laboratório de Microbiologia irá participar deste evento a acompanhará 12 alunos, os quais irão participar na condição de apresentadores de trabalhos científicos.
Todos os trabalhos foram realizados no laboratório de Microbiologia de Alimentos, e esses enfocam principalmente a qualidade dos alimentos industrializados e comercializados na nossa cidade.

Contamos com o apoio da PRAC da UFCG, do Banco do Nordeste e da Prefeitura Municipal de Pombal.

quinta-feira, 24 de março de 2011

ATIVIDADES DO NUTEA


O Centro Vocacional Tecnológico de Pombal, PB, dentre as demais atividades a que se propõe, vem desenvolvendo em seu Núcleo de Tecnologia e Estudos Abroambientais (NUTEA), um  grande Projeto denominado "MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE POMBAL". Neste, vários sub-projetos encontram-se ligados e um deles se refere ao "Inventário da Arborização Urbana do Município de Pombal", que tem por objetivos:

1. Realizar o diagnóstico qualiquantitativo da arborização urbana;
2. Determinar o índice de áreas verde e de cobertura vegetal para praças;
3. Avaliação do custo de implantação e manutenção da arborização urbana;
4. Realizar o mapeamento da arborização urbana;
5. Avaliar a evolução da urbana e cobertura vegetal;
6. Identificar conflitos existentes entre a arborização urbana e os equipamentos urbanos;
7. Elaborar um banco de dados para cadastro, avaliação e manejo da arborização urbana.

Estas atividades são realizadas pelos Professores: Ricélia Maria Marinho Sales, Kilson Pinheiro Lopes e Luis Gustavo de Lima Sales, do CCTA/UFCG-Campus de Pombal, PB e com a colaboração dos alunos dos Cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental daquele Centro, além da participação de agentes da Secretaria do Meio Ambiente do município.

No link abaixo é possível baixar a planilha utilizada no diagnóstico da arborização urbana


http://www.megaupload.com/?d=1AE8O9WM


Vamos juntos fazer a diferença nessa luta!

terça-feira, 22 de março de 2011

DIA 26 DE MARÇO - A WWF PROMOVE "A HORA DO PLANETA"


A Hora do Planeta “Dia 26 março todos vão desligar suas luzes e acender velas”

Earth Hour – Hora do Planeta -  é uma iniciativa global da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas.

Em um período de 60 minutos do último sábado de março de cada ano -  este ano no dia 26 de março -   pessoas, empresas, comunidades e governo são convidados a apagar suas luzes  para demonstrar sua preocupação e  seu apoio ao combate ao aquecimento global.
A Hora do Planeta respeita os diferentes fusos horários do mundo, ou seja, sempre acontece a partir das 20h30 conforme o horário de cada local. Por isso  o primeiro lugar do mundo a aderir ao movimento deve ser a  Nova Zelândia.
Realizado pela primeira vez na Austrália, em 2007 - quando dois milhões de pessoas desligaram suas luzes durante uma hora – A Hora do Planeta deve mobilizar este ano milhares de cidades no mundo todo.
Centenas de ícones turísticos  serão  apagados, entre os quais a Golden Gate e o Empire State Building, nos EUA, a Cidade Proibida, em Pequim, a Torre Eiffel, em Paris, a Torre de Pisa, na Itália,  a catedral de Helsinki, o Palácio de Buckingham, em Londres, o Portão de Brandemburgo, em Berlim  e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
Para o  turismólogo Carlos Augusto Alves, presidente da Federação Brasileira de Albergues da Juventude, a campanha  “ao mesmo tempo em que é uma advertência é também uma luz de esperança”,  e complementa: "as mudanças climáticas são uma realidade  dramática que não temos como encobrir. As soluções dependem exclusivamente de cada cidadão e  movimentos como este, com certeza são alertas para lembrar que se não for feito alguma coisa, as conseqüências podem ser irreversíveis”.
60 + Hora do Planeta – Recicle-se

A  principal novidade da Hora do Planeta 2011 apresentada pela Rede WWF  é a plataforma de mobilização  ” 60+”. Trata-se de uma ferramenta para reunir iniciativas de  pessoas de todo o planeta para mostrar que é possível enfrentar a ameaça do aquecimento global por meio de ações coletivas.
A proposta da plataforma  “60 +” é envolver pessoas em ações concretas que levem à mudança de hábitos cotidianos. No Brasil, o tema  tratado inicialmente será a reciclagem.  A idéia é esclarecer e influenciar os brasileiros sobre a importância da separação e reciclagem de resíduos sólidos, envolvendo governos, empresas e cidadãos.
A plataforma www.earthhour.org/beyondthehour   funcionará em português e em mais dez idiomas, sendo futuramente integrada ao site da Hora do Planeta no Brasil  www.horadoplaneta.org.br/  .
Por meio das redes sociais, como Twitter, Facebook e Orkut, os usuários ao redor do mundo - sejam indivíduos, governos ou organizações - poderão compartilhar suas ações, seguir exemplos de comprometimento e inspirar outras pessoas para a ação.

segunda-feira, 21 de março de 2011

VISITEM E SIGAM O BLOG "O SEMENTEIRO"


Blog destinado a divulgar trabalho didáticos e técnico-científicos e eventos relacionados a agronomia, com ênfase em meio ambiente e produção vegetal. Lá vocês encontrarão as mais diversas matérias relacionadas as mais diversas áreas, além de também ficarem em dia com os eventos de seu interesse. Sejam bem vindo e façam seus comentários!

domingo, 20 de março de 2011

Mercado: Profissões de futuro

O ENGENHEIRO AMBIENTAL

22 de Março - DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Desde os primórdios da humanidade, sabemos que o homem sempre se estabeleceu em locais próximos aos rios e mares, para garantir seu sustento através da agricultura.
A história do Egito faz uma excelente demonstração desse fato, quando os homens, às margens do rio Nilo, fizeram os primeiros aglomerados humanos e construíram as primeiras cidades do mundo. Ali já se registrava o quanto o homem era dependente da água.
Porém, com o passar dos anos, com a evolução da humanidade, a água passou a ser tratada com desrespeito, sendo poluída e desperdiçada.
Por esses motivos, a ONU – Organização das Nações Unidas criou o Dia Mundial da Água, em vinte e dois de março de 1992, para promover discussões acerca da consciência do homem em relação à mesma.
Em dez de dezembro de 2002, o senado brasileiro aprovou o dia nacional da água através do projeto de lei do deputado Sérgio Novais (PSB-CE). O texto destaca que esse deverá “oferecer à sociedade brasileira a oportunidade e o estímulo para o debate dos problemas e a busca de soluções relacionadas ao uso e à conservação dos recursos hídricos.”
A preocupação surgiu através dos grandes índices de poluição ambiental do planeta, envolvendo a qualidade da água que consumimos.
A ONU elaborou um documento com medidas cautelosas a favor desse bem natural, trazendo também informações para garantir a cultura de preservação ambiental, a consciência ecológica em relação à água.
Na Declaração Universal dos Direitos da Água, criada pela ONU, dentre as principais abordagens estão:
- Que devemos ser responsáveis com a economia de água, pois essa é condição essencial de vida; 
- Que a mesma é um patrimônio mundial e que todos nós somos responsáveis pela sua conservação; 
- Que a água potável deve ser utilizada com economia, pois os recursos de tratamento são ainda lentos e escassos; 
- Que o equilíbrio do planeta depende da preservação dos rios, mares e oceanos, bem como dos ciclos naturais da água; 
- Que devemos ser responsáveis com as gerações futuras; 
- Que precisamos utilizá-la tendo consciência de que não devemos poluí-la ou envenená-la; 
- Que o homem deve ser solidário, evitando o seu desperdício e lutando pelo seu equilíbrio na natureza.
Com esse documento, a Organização das Nações Unidas tornou obrigatório que todos os homens sejam responsáveis pela qualidade da água, bem como pela sua manutenção, tendo assim, formas de garantir a melhoria de vida no planeta.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

sexta-feira, 18 de março de 2011

II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL & IV ENCONTRO NORDESTINO DE BIOGEOGRAFIA

Os Caminhos para a Conservação da Biodiversidade

Caros membros do NUTEA (Núcleo de Tecnologia e Estudos Agroambientais), vamos aproveitar esta oportunidade para publicar nossa atividades. Mãos à obra!

João Pessoa terá o privilégio de sediar, simultaneamente, no período de 12 a 15 de outubro de 2011, dois importantes eventos acadêmico-científicos: O II CNEA - Congresso Nacional de Educação Ambiental e o IV ENBio - Encontro Nordestino de Biogeografia. Os eventos são realizados pela UFPB – Universidade Federal da Paraíba e pautados no tema “Caminhos para a Conservação da Sociobiodiversidade”, subdividido em 24 eixos temáticos, reunindo em temas específicos os trabalhos enviados pelos congressistas para apresentação e publicação.

A Assembléia Geral das Nações Unidades elegeu 2011 como o Ano Internacional das Florestas, enfocando a conservação e o manejo das florestas e a conscientização do papel decisivo que as matas desempenham no desenvolvimento global sustentável. Conservar florestas é um dos objetivos da Biogeografia, de modo a preservar não somente a vida das árvores, e sim manter viva toda a biodiversidade do Planeta, e com ela as sociedades humanas. A Educação Ambiental é um processo que engloba um esforço planificado, envolvendo os diversos setores da sociedade, especialmente a família, as políticas públicas e todos os níveis de ensino, cumprindo papel fundamental para a conservação da sociobiodiversidade e do ambiente em que vivemos.

No II CNEA e IV ENBio são esperados 1800 participantes e as atividades programadas incluem conferências, palestras, lançamentos de livros, oficinas e espaços de diálogos para discussão das proposições apresentadas pelos congressistas. Os 70 cientistas, pesquisadores e educadores palestrantes confirmados são referências nacionais e internacionais em Educação Ambiental, Biogeografia e diversas outras áreas que integram o binômio Sociedade & Natureza. 

Informações e Inscrições no site www.cnea.com.br

APROVEITO PARA CONVOCAR A TODOS OS ALUNOS QUE FAZEM O "LEVANTAMENTO DA ARBORIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE POMBAL" QUE AGILIZEM SUAS ATIVIDADES. DEPENDENDO DE NOSSOS ESFORÇOS TEREMOS MATERIAL SUFICIENTE PARA PUBLICAR NO EVENTO SUPRACITADO.