segunda-feira, 20 de setembro de 2010

CVT SE REUNI COM REITORIA E PREFEITURA MUNICIPAL

Aconteceu no dia 17 de setembro de 2010, a primeira reunião de trabalho do Centro Vocacional Tecnológico de Pombal, que contou com a presença do Magnífico Reitor, da Prefeita do município de Pombal Pollyanna Feitosa, do Prefeito do município de Brejo do Cruz Francisco Dutra Sobrinho (Barão), do Assessor Prof. Martinho Salgado, do Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação Gilmar Trindade, da Coordenadora de Pesquisa e Extensão Ana Paula Trindade Rocha, da Diretora do CVT Alfredina dos Santos Araújo, da Vice-Diretora Ricélia Maria Marinho Sales, dos Professores que compõem a diretoria do CVT, Gustavo Sales, Kilson Pinheiro Lopes e Rosilene Agra e, do Diretor do CCTA Roberto Cleiton.
A reunião foi aberta pela Diretoria do CVT e, foi passada a voz ao Magnífico Reitor que reinteirou seu compromisso de desenvolvimento para com a cidade de Pombal e com a Região circunvizinha. Por sua vez, a Prefeita de Pombal, falou sobre a satisfação de ter um Campus da UFCG em sua cidade ressaltando a relevância de tal fato. Assim, a Prefeita falou sobre as dificuldades de governar plenamente a cidade e, solicitou apoio para garantir o funcionamento de alguns equipamentos que precisam de um conhecimento técnico específico para garantir o funcionamento, tal qual, a Usina/beneficiadora de Leite, a Cozinha Comunitária (dos Pereiros) e, a Panificadora Experimental, além de cursos de curta duração para a equipe técnica municipal, bem como, para a comunidade carente do município.
O CVT-Pombal seguindo a sua vocação de trabalhar conectado com a realidade local e regional visando à inclusão social e, buscando contribuir para os arranjos produtivos locais sem perder de vista a interação e o respeito pela natureza, mas preservando sempre a qualidade da natureza e de vida da população residente no semiárido paraibano responsabilizou-se de, em conjunto com a assessoria jurídica da Prefeitura municipal de Pombal, construir uma Minuta que exponha as condições da parceria firmada.
O projeto construído pela equipe de trabalho do CVT foi entregue ao Magnífico Reitor e a Prefeita de Pombal e, diante dos trabalhos que já foram iniciados a Prefeita comprometeu-se em encaminhar um convite ao Ministro da Educação e Cultura Fernando Haddad para de acordo com a agenda do Ministro ser marcada a inauguração do CVT-Pombal.
Na oportunidade também tratou-se da Construção do Loteamento Residencial dos Servidores da UFCG-Pombal, haja vista que a Presidente e a Vice-Presidente da Associação Profª Alfredina dos Santos Araújo e, Profª Ricélia Maria Marinho Sales, respectivamente estavam na reunião. Numa audiência anterior com a Prefeita de Pombal ela afirmou que durante esta reunião com o Magnífico Reitor ela trataria deste assunto. E na oportunidade ela afirmou que irá consultar a Lei Orgânica e, o Plano Diretor Municipal e, compromete-se ser defensora desta causa, mas que contará com o apoio dos Servidores e do próprio Reitor para explicar as necessidades e a relevância social e econômica para Pombal diante de tal pleito.








quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Programa de Educação Tutorial - PET


O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica.

Encontrava-se aberto Edital para novas propostas. O CCTA submeteu duas propostas para apreciação junto a Pró-reitoria de Ensino da UFCG. Aguardamos ansiosos por resposta. Sendo selecionados os projetos serão submetidos à apreciação junto ao MEC e se for aprovado contaremos com mais bolsas para nossos alunos.

Todos na torcida pra que tudo dê certo! Parabéns aos professores que submeteram proposta. 

domingo, 12 de setembro de 2010

CVT PARTICIPA DA EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA DE POMBAL

Entrada da 13ª POMBAL EXPÕES SEU POTENCIAL

De 09 a 11 de setembro aconteceu a "13ª POMBAL EXPÕE SEU POTENCIAL", exposição do setor agropecuário da região de Pombal, evento em que os produtores e instituições públicas e privadas ligadas ao setor tem a oportunidade de expor seus produtos e trabalhos. Dentre as muitas instituições presentes, o Centro Vocacional Tecnológico em conjunto com a UFCG teve seu espaço garantido, onde alunos e professores participantes daquele centro tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos e realizar junto ao público algumas atividades como: análise sensorial do mel de abelha comercializado no município; análise do leite das vacas participantes do torneio leiteiro; amostra e degustação de alimentos produzidos a partir de receitas alternativas visando reduzir o desperdício de alimentos; amostra de utensílios produzidos de material oriundo da reciclagem, entre outras. 

Professores e alunos colaboradores do CVT

Acreditamos que esta foi uma experiência muito gratificante uma vez que os alunos dos cursos de Agronomia, Eng. Ambiental e Eng. de Alimentos da UFCG vivenciaram um contato direto com as empresas e produtores do setor agropecuário, estreitando os laços e aumentando o contato com profissionais da área. Para o CVT foi também uma forma de se fazer presente junto a sociedade e assim oportunizar a realização de convênios com outros órgãos. Parabéns a todos os organizadores do evento e aos professores e alunos que colaboraram com o estande do CVT-UFCG. Que venham os próximos eventos!

Visitantes no estande do CVT

Pesquisa realizada com o público do evento

Professores prestigiam o evento

Atuação

O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Pombal já existe há algum tempo, porém manteve-se inativo desde sua criação. Hoje, em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande e a Prefeitura Municipal, o CVT vem se reestruturando. A frente disto está a Profª. Alfredina dos Santos Araújo que juntamente com outros professores e alunos da UFCG vem batalhando para oferecer diversas atividades relacionadas à Ciência e Tecnologia para a comunidade local. Parabéns e sucesso a todos os envolvidos com o CVT-Pombal.